Dicas de cuidados e conservação dos calçados


Sapatos e acessórios de couro, como carteiras e cintos, necessitam de alguns cuidados especiais para que sua beleza, conforto e durabilidade sejam preservados. Afinal, quem não quer deixar seu sapato sempre com cara de novo?

 

Abaixo, confira algumas dicas para manter a conservação dos seus calçados:

 

 

Conservação de couros

Antes de aplicar qualquer produto de conservação no sapato, verifique se o mesmo não provocará reações negativas que afetarão o visual e a estrutura física do material em questão. Para tal, aplique uma pequena quantidade do produto em uma região que pouco aparece, como a parte interna central próxima ao solado, certificando-se do bom resultado após algumas horas.

Faça reparos permanentes – não espere que seu calçado se desgaste completamente para efetuar a manutenção necessária. Pequenos reparos, além de mais simples, ainda possibilitam que o acabamento seja melhor.

Logotipo Couro Legitimo_final

Limpeza

Utilize uma escova de cerdas macias ou um pano levemente umedecido em água, evitando esfregar o calçado em demasia e sua imersão total no líquido.

A limpeza por imersão e a escovação exagerada agridem a estrutura fibrilar do couro, podendo comprometer a sua resistência e o acabamento da superfície. Portanto, não aconselhamos a lavagem do sapato.

Não use sabão em pó, água sanitária ou qualquer outro produto químico.

wiping-sprayer-tool

Solados

Os materiais utilizados na fabricação dos solados variam muito em relação às suas propriedades físicas e mecânicas, resultando em diferentes comportamentos quanto à resistência, flexibilidade, peso, aderência, desgaste e custo. Portanto é importante verificar com o vendedor, que tipo de solado que melhor se adapta ao seu estilo, optando por aquele que irá satisfazer as suas necessidades de uso.

left-and-right-shoe-footprints_318-10072

Secagem

Nunca utilize qualquer fonte calorífica na secagem do seu calçado como: forno, estufa, micro-ondas, secadora e tampouco o sol. Acelerar a secagem pode causar danos irreversíveis ao calçado, como a deformação e o ressecamento fibrilar.

secador-de-cabelo

Deixe-o secar à sombra em local ventilado. A incidência direta de luz solar ou artificial sobre o couro provoca seu desbotamento.

 

Sem Título-3

Uso e armazenamento

Evite usar o mesmo par de sapatos por mais de dois dias consecutivos. Dar tempo ao calçado para respirar ajuda evitar o aparecimento de fungos e bactérias causados pela transpiração cutânea.

Guarde-o em local seco, arejado e ao abrigo da luz, nunca por mais de um ano, pois estará sujeito á desintegração do solado, descolagem, rachaduras e desbotamento, que não caracterizam defeitos de fabricação.

bedroom-black-closed-closet-for-clothes

.

Comentários

Comentários