Couro: Conheça seus diferenciais


O couro é a pele curtida de animais, utilizada como material nobre para a confecção de diversos artefatos para o uso como sapatos, calças, cintos e carteiras, entre outros. Ele é considerado um material nobre por assegurar durabilidade, brilho, beleza, resistência e impermeabilidade à peça e quando atribuído a calçados e roupas ele é diferencialmente conhecido também pelo seu conforto.

  • Custo x Beneficio

Nos últimos anos foi ampliado consideravelmente o mercado de materiais diversos, sintéticos e tecidos, buscando a “substituição” ao couro. Estes materiais deixam de lados suas principais características, sacrificando principalmente sua durabilidade e conforto, dois dos principais itens considerados pelos consumidores. Muitos fabricantes têm utilizado termos para confundir os compradores causando falsas expectativas, para baratear seus produtos e apresentando informações incoerentes a eles.

obs

O material sintético é considerado um material secundário e tem um custo em media 4 vezes menor em relação ao couro, e de acordo com a qualidade do material essa diferença pode ser ainda maior.  Por isso não pode ser declarado concorrente ao couro, pois o mesmo tem grande inferioridade em todos os seus aspectos e seu preço inferior possibilita um produto final com preço menor, mas com qualidade inferior.

  • Identificação

O Brasil é o primeiro país a criar simbologia específica para etiquetas de roupas de couro e seus artigos. O uso de uma etiqueta específica para o vestuário em couro vai de encontro aos direitos do consumidor em todas as instâncias e é de fundamental importância para o consumidor final.  Suas principais funções são a Identificação do couro quanto à origem e aos processos de curtimento, tingimento, engraxe e acabamento e os cuidado para limpeza e conservação de vestuário em couro.

Este procedimento busca identificar os diversos tipos de couro destinados ao vestuário, desde o seu processamento no curtume, até sua chegada à indústria de confecção, representando um enorme avanço de ordem técnica e o preenchimento de uma lacuna até então fora do alcance do comércio e indústria de calçados, roupas e acessórios em couro.

Para o mercado nacional o cumprimento destas normas também funcionará como uma barreira técnica diante da permanente invasão de importados com baixíssimo nível de qualidade e que entram no Brasil sem qualquer tipo de controle

Esta etiqueta busca facilitar a identificação dos materiais utilizados nos produtos, no entanto grandes partes dos fabricantes ainda ocultam essa informação e atrapalham a clareza das informações presentes no mercado.

composição

 

 

A SAMELLO, como pioneira que sempre foi ao longo de sua história, já se antecipou e aderiu à aplicação de uma etiqueta com essas informações em seus calçados, buscando esclarecer e apresentar uma experiência diferenciada através da alta qualidade da matéria seloprima utilizada, como no cabedal (parte externa) 100 % em couro, algo que a torna uma marca diferenciada.

Além disso, na comunicação visual é inserido o selo de “Couro Legítimo”, mostrando aos seus consumidores seu diferencial e a preocupação com a satisfação do cliente, fornecendo a eles um produto de máxima qualidade e conforto.

 

  • Depois de reconhecer seus diferenciais, que tal olhar nossa linha de produtos em couro com qualidade e conforto? Disponível em samello.com.br e nas lojas exclusivas.

 

 

Comentários

Comentários